domingo, 7 de dezembro de 2008

My Choice! day


Agora sim, vou explicar o que é a My Choice!

A My Choice é uma NGO que tem como objectivo despertar nos jovens Indianos interesse e sensibilidade para questões relacionadas com Sustentabilidade.

A My Choice começou este ano, promovendo acções de educação e sensibilização em três escolas de Bangalore. Os alunos interessados neste assunto poderiam desenvolver um projecto para ser apresentado numa pequena feira e onde seriam eleitos os dois melhores projectos. Este foi o evento que ontem teve lugar na T. T. Boys High School e no qual eu participei e me diverti muito!

Para os mais curiosos deixo dois links:
site da my choice:

Grupo no facebook:


O evento de ontem durou até ao cair da noite e contou com a participação de alunos das três escolas envolvidas no projecto.

Um dos meus papeis foi assegurar o entretenimento, liderando alguns jogos (supostamente era dirigido para os adultos, mas na verdade só miúdos é que quiseram participar). Agora, as pessoas que me conhecem bem estão a perguntar: "O Gonçalo a entreter miúdos???? NAAAAAAAHH!!"
Mas é verdade! Durante uma hora estive a fazer jogos com os miudos e ficam já a saber que correu muito bem! Os miúdos eram uns porreiros divertimo-nos muito!


Me a contribuir com a minha ajuda para a organização do evento


Pois é, eis a prova! Um dos jogos a ser liderados por mim. Mesmo ao lado estava a Maria com mais um grupo de crianças também a fazer os mesmos jogos. Estou a descobrir um novo eu: Entreter teenagers! Quem diria!!


Estes são (alguns) dos miúdos que participaram nos jogos que eu e a Maria fizemos. Eram quase todos da Taster Town e eram uma comédia! Mais tarde num jantar que tivemos, um dos organizadores disse-me que foi a primeira vez que a escola ofereceu uma actividade deste género aos alunos. Os miúdos foram 5 estrelas, e para além de nos ajudar na organização estiveram sempre bem dispostos! O que me leva a comparar com os miúdos a quem dei catequese em Portugal.... Têm tudo e são infelizes, rabugentos e sempre a reclamar, estes miúdos que não têm nada, têm uma escola com condições muito más foram super bem dispostos e ajudaram muito! Isto dá que pensar, não?




Durante a cerimónia de entrega dos prémios, que foi apresentada pelo Kurt e pela Raquel, tivemos o prazer de ouvir cantar meninas do colégio de St Laurence (uma das escolas a participar), além de uma apresentação dos rapazes da Taster Town e a participação de um ecologista de referência de Karnataka.



Antes da entrega dos prémios a Raquel apresentou uma pequena demonstração de danças Sevilhanas (muito bem Raquel! Olé!!). 
As meninas do colégio de St Laurence levaram o primeiro e segundo prémio.. hein! Aplicadinhas!


No final a Raquel explicou como seria com o prémio (duas viagens de grupo) onde deu pormenores às vencedoras e familiares presentes. 
Grande surpresa, os dois grupos vencedores eram compostos por meninas muçulmanas. Antes de saírem da escola vestiram todas "túnicas" pretas tal como as mães tinham e puseram o lenço a tapar a cabeça (algumas inclusive a cara).
Se bem que não percebo, enquanto estiveram dentro da escola, e com rapazes junto delas estiveram "destapadas", quando vão para a rua têm que se tapar? Claro que se a religião e a cultura assim o obriga elas têm que seguir os costumes. Mas fiquei bastante tocado ao ver esta cena... novamente uma daquelas coisas que lemos e vemos na TV, mas ao vivo... é diferente.

8 comentários:

Bichinha disse...

O gonçalo a dar o "seu" tempo aos outros mas que bem!aposto que há uma pessoa que gostava de ver isto,e te ia dizer que era um sinal!

beijinhos e continua

siuluis disse...

Tu e os putos! Quem diria.. Fogo! Tou a conhecer um novo Gonçalo.. Um entertainer! ;))))

g. disse...

é verdade!!!!

Foi uma vez sem exemplo!!

Nada de entusiasmo em demasia!

haa haa :)
O próximo passo é por uma bola vermelha no nariz e ir entreter crianças!

Bichinha disse...

Pois eu acho que devia haver mais vezes assim...

Primas disse...

Parabéns! :)

é sempre uma escolha permanecer alheado do mundo... ou intrevir! E esta foi uma forma diferente e gira de o fazer!

Beijinho,
Rute

g. disse...

Ana, queres vir fazer voluntariado para a India?

Olha que há muito por onde pegar!
:p

Já agora Rute caso queiras tb podes vir :p
hahaha

Bichinha disse...

Sabes bem que quando estavamos nos acólitos eu dizia muita vez que gostava de fazer voluntariado...
Mas tu que estás aí podes aproveitar e fazer...só te faz bem!

g. disse...

anda Ana!

Vamos ver qto tempo aguentas nas ruas a cheirar as esgotos e lixo queimado que quase vomitas só de passar :)

Aquilo que pensamos às vezes não é tão cor de rosa como na realidade como TU bem sabes :)

Rosa, podes crer.... devia ter feito isso mesmo :)