Sempre que leio artigos sobre as manifestações na Grécia fico com uma pequena dúvida existencial: “Será que sou o único a considerar não normal que os jovens atirem garrafas com gasolina lá dentro e em chamas contra os polícias?”.
Os jovens que estavam com o rapaz que foi assassinado (acto que como é óbvio condeno e repudio) afirmaram ser normal neste tipo de manifestações atirar objectos em chamas contra a polícia e que a reacção da polícia foi desproporcional neste caso...
Não posso assegurar que a história terá sido mesmo assim, mas pelo que tenho vindo a ler na CNN as duas versões são coincidentes neste ponto.
Então é preciso reflectir....
É normal querer agredir e ferir os polícias e não esperar por uma reacção de defesa?
Convenhamos...
E o que é que se segue?
Agora os jovens gregos estão a apelar a manifestações por toda a Europa (o que já tinha acontecido em algumas cidades europeias), mas manifestar-me a favor do quê? Da anarquia? Do desrespeito pela figura da autoridade do estado?
Mas nós devemos acreditar na ordem, na civilização, no respeito entre todos ou acreditar em sentimentos egoístas e de “fome de protagonismo” (que na minha opinião é o que move estes jovens gregos)??
Volto a sublinhar: sou contra o uso da violência e este deve ser o ultimo recurso em qualquer circunstancia. Mas FOR GOD’S SAKE se existe uma ordem estabelecida que tem de ser respeitada! Se não concordamos com essa ordem há muitas formas de demonstrar o nosso descontentamento e desagrado sem ser necessariamente atirar garrafas a arder contra os polícias!!! Será que estou a ficar demasiado adulto???
Sinceramente espero mesmo que Portugal não adira a esta onda...
(mas conhecendo alguns pequenos, mas já demasiado grandes, partidos... Hoje será um dia interessante em Lisboa)
Sem comentários:
Enviar um comentário