sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Dúvida MUITO existencial


Hoje, num dos jornais que leio diariamente - o Meia Hora, foi publicado um artigo com o ranking do PIB per capita do países Europeus.
Valores referentes a 2007, ou seja, ainda sem os efeitos da crise financeira internacional!!!!

A minha depressão:

Portugal está abaixo da Grécia (tradicionalmente o país que compete com os Lusos pelo último lugar neste tipo de rankings, ainda uma reminiscência da Europa a 15), Chipre, Eslovénia, República Checa e Malta. E MALTA!!!

MALTA!!

Diz quem lá foi que aquilo não tem nada a não ser meia dúzia de hotéis e ruínas de fortes! Como é que eles podem produzir mais que os Lusos (em termos per capita)??

Não percebo!!


E pior, ainda estou sobre o efeito da leitura do artigo que o C12 no Luxemburgo escreveu (thanks por partilhares o teu artigo Alexandre). Sinto-me impotente, frustrado e mesmo burro, já pra não dizer ressabiado. O Luxemburgo (que encabeça a lista) no inicio do século XX era um pequeno campo que vivia essencialmente da agricultura, tal como Portugal (com a diferença que não tinha colónias e nós tínhamos). Então porque é que eles estão no topo da lista e nós não saímos desta pobreza constante e depressiva??

Claro que se podem apontar 1000 razões históricas e geográficas: tivemos uma ditadura e eles não; estamos na periferia e eles no coração da Europa; (...) mas será só isso? 
Não... porque podemos argumentar no sentido contrário: Temos uma zona costeira cheia de potencialidades e eles não, Não tivemos uma segunda guerra mundial e eles tiveram (e mesmo assim recebemos ajuda do plano Marshall)....

Então...
Haverá algo nas pessoas que nos faz ser tristes e pobres a vida toda?
Não... porque tendo em conta que um terço da população no Luxemburgo é Portuguesa ou Luso descente (pelo menos assim era nos anos 90), então o problema não pode ser as pessoas.

É o Sol?
Sim, nós temos muito Sol e por isso queremos sempre férias, praia e festa em vez de trabalho. De facto eles têm chuva, frio e tempo escuro assim não podem festejar.... logo têm de trabalhar pra não ficarem entediados.. 
Será mesmo esta a fonte para o atraso de Portugal, o Sol?

E porque é que países que entraram há pouco tempo para a U.E. (de notar que são democracias muito mais recentes que a nossa) apresentam melhores resultados?
Será do nosso sistema político?
Será que a Manuela tem razão, e de vez em quando é preciso um período menos democrático para por a "casa em ordem"?

Será mesmo esse o problema? Precisamos que alguém "nos ponha a trabalhar" porque de livre e espontânea vontade... vamos é para a praia, para o centro comercial e para os copos.

4 comentários:

Lígia disse...

Ah... que texto interessante, Gonçalo!

Adoro o teu blog!

Realmente, às vezes dá mesmo um pouco vontade de ser mais "vulgar" e falar mal de Portugal!

Mas antes, um pequeno à parte em relação ao cuidado a ter com as estatísticas, principalmente de países mais pequenos, com muita imigração onde a maior parte da população é população activa, imigrante e existem menos crianças e idosos, que o alisem um pouco (daí o PIB per capita também ser mais alto). Assim podemos desvalorizar um bom bocado Luxemburgo e até mesmo Malta!

Mas mesmo assim... não é desculpa!

Acho que o problema de Portugal é, ainda, partilharmos uma mente demasiado conservadora em determinados grupos de população. Isto resulta no medo de investir, no medo de errar e, no medo de, em caso de falha, de ficar marcado negativamente.

Precisamos de pessoas mais criativas e com visão!

Acho que também, legalmente, temos muitos entraves a determinados investimentos (pelo menos na minha experiência de pequenas/médias empresas).


Um pequeno PS:

Às vezes, em certos desvairos de pensamento, ponho-me a pensar se podemos medir a felicidade.

E aí, talvez, o dono da pastelaria da minha rua, que já lá trabalha, todos os dias, há 30 anos, e conhece todas as pessoas da minha cidade, e come o seu peixinho junto ao mar, e conta os seus tostões no fim do dia, consiga ser mais feliz que as pessoas que correm apressadas nas ruas de grandes cidades.

Fantasia idiota, desculpem...

Os pequenos prazeres da nossa pequenez...

g. disse...

:)

Agradeço o teu GRANDE comentário :)

Por várias razões:

1. Sabes argumentar :)

2. És optimista, e

3. Estás a chamar-me à atenção para uma coisa que detesto: Conversa bota abaixo!

Esse é sem dúvida um dos problemas do país.

Há dias tive uma "discussão" com um amigo meu sobre o papel dos cidadãos. Eu sou de opinião que devemos ser activos, criar movimentos, pertencer a organizações de cidadania, defesa do consumidor, defesa do ambiente. Temos de ser informados e reclamar DEVIDAMENTE quando estamos insatisfeitos com algo. Temos de ser exigentes com os outros e connosco mesmos!

Falar para o lado e dizer que isto está mal, e que é mau, e é sujo, e não presta não nos leva a lado nenhum, ou melhor leva, leva mais para baixo! Essa conversa além de não trazer frutos "com sumo" para a nossa sociedade faz com que as pessoas que nos rodeiam fiquem desmotivadas e percam a vontade de agir e mudar! O QUE É PÉSSIMO!

Sabes de facto há um índice que mede a felicidade (o que é difícil... dizer X é 56% feliz e Y é 73%), e Portugal não estava no topo... longe disso... Tinhas países "teoricamente" mais pobres (como o Brasil e quase toda a América "Espanhola") à nossa frente.

A verdade é que é da nossa cultura, o nosso "triste fado", tradicionalmente somos um país de brandos costumes, muito agarrados à "Cruz" (que infelizmente em vez de iluminar o caminho, só serve para escurecer...).

MAS

Portugal é fantástico!

E cabe a nós trazer ao de cima esse "orgulho" e força de ser Português!!

E vou acabar por aqui que isto está a ficar muito comprido e daqui a pouco dou por mim a dizer: VOTA EM MIM!!!

editor69 disse...

VOTA MAS É EM MIM...

g. disse...

Zé,

forma um partido que depois voto em ti!