terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Maravilhas de origem Portuguesa


Num post colocado há uns dias atrás pedi para os meus caros amigos e muito respeitados leitores (apesar de não conhecer todos, gosto muito de todos os que se interessam pelas aventuras nesta terra ou pelo que me vai na alma.. Sim porque eu acho que os leitores deste blog são pessoas muito inteligentes, cultas e especialmente bonitas!!! Não, isto não é graxa!!).

Bem, voltando ao assunto principal, está a decorrer desde dia 13 de Dezembro a votação para a "eleição" das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa.

Os nomeados, que começaram por ser 22, passaram a ser 27, sendo incluídos na lista final mais monumentos localizados na Índia. A partir do momento em que se toca no assunto presença Portuguesa na Índia o assunto passa a ser do máximo interesse da minha pessoa.  :)

Na minha humilde opinião defendo que todos deveriam votar pelos monumentos localizados na Índia e/ou Ásia, e eu passo a explicar porquê: 

1. É do conhecimento geral a forte ligação entre Portugal e África, por isso não precisamos de lembrar ninguém da nossa presença nesse continente.

2. No Brasil, idem aspas... E tendo em conta que até nos querem obrigar a escrever "Português do Brasil", não precisamos de lembrar ninguém da nossa presença lá...

3. Ásia... bem... pela minha experiência a maioria da população não sabe onde é Portugal... logo aqui fica o assunto arrumado. Temos que dar visibilidade ao nosso património e lutar por maior reconhecimento da nossa cultura e por conseguinte do nome do nosso país por estes lados!

E mais, vejam o feito FANTÁSTICO dos Lusos, deixar um património tão rico e diversificado no outro lado do mundo, mas (infelizmente) com o passar do tempo essa marca está a desvanecer, vamos deixar que o nome de Portugal seja apagado da cultura destes povos?

Não vou continuar a fazer campanha pelas maravilhas em que devem votar, afinal deve partir da sensibilidade de cada um a importância e a preservação da memória do nome PORTUGAL no mundo.

Para os interessados (que espero que sejam muitos) há mais do que 7 maravilhas de origem Portuguesa nomeadas na Ásia... e só podemos votar em 7....
Na minha opinião há alguns monumentos que deverão constar na lista dos vossos votos, a saber:


Sé Catedral de Goa - Índia;


Cidade de Baçaim - Índia;


Cidade de Damão Grande - Índia (foto: alma de viajante);



Fortaleza de Diu - Índia (foto: alma de viajante);

Basílica do Bom Jesus de Goa - Índia.

Nota: como podem verificar há uma constante nas cinco maravilhas finalistas que referi, o facto de essa constante ser o país onde estou a viver actualmente - Índia, é mera coincidência!

Votem aqui!

7 comentários:

Lux disse...

Eu como leitora maravilhosa, linda, inteligente, espetacular e modesta !! já votei... :)
e a india estava incluida...mas nao digo qual!!

agora é só comecar a viajar!!
que ganhem as melhores...ou seja, as que eu escolhi :)

g. disse...

ahahaha

Acho bem Lux :p

Só não gostei que falasses no singular quando te referes à Índia....
Espero que no mínimo tenhas votado em dois!!

:p

Dinis disse...

estou a ver que a tua india bate records... eu voto por goa. :D

g. disse...

A Índia vai ganhar!!!

Dinis disse...

sim goncalo. Mas e uma 'seguranca' mto assustadora. nunca tinha visto alguem a apontar a arma a cabeca de outra pessoa mesmo a 5 metros de mim!

ao menos nao fui roubado :) hihih

Primas disse...

estou deprimida... não conheço nenhum desses sítios!! mas hei-de conhecer!

de resto... só allambra! já foi uma das 7 maravilhas, ou ainda é! depende da perpectiva!

claro que faço parte do grupo de leitores que descreveste :))) obrigada!!

g. disse...

Experiências C12 Dinis,

Aqui nós vivemos atentados e ambiente meio de país que está para entrar em Guerra;

Na Suécia e Dinamarca têm terramotos;

Em Moçambique são assaltados;

Tu assistes a uma cena de filme de acção LIVE!!! E de graça! :p
(Joking..)

Come on Rute!
Mas conheces como ninguém o Parque do Retiro que também é muito giro ;)