quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Índia entra na corrida ao Espaço



Hoje quando estava a tomar o pequeno almoço com os meus colegas (ainda na Guest house) veio este assunto à conversa...
Eu fiquei muito surpreso e devo ter feito aquela cara que não engana ninguém do género: "Estes tipos conseguiram lançar um foguetão?!?!?!?!"
E o meu colega M. perguntou-me logo: "Qual o espanto? Mas pensas que a Índia é o quê?"

Quando íamos a caminho do escritório, a passar por aqueles montes de sem abrigo e lixo na rua pensei: "Qual o espanto??? Este país vive na idade média!!!"

---\\---

Espaço: Primeira missão indiana à Lua descolou na manhã de quarta-feira

22 de Outubro de 2008, 02:38

Sriharikota, Índia, 22 Out (Lusa) - A primeira missão espacial não tripulada indiana à Lua descolou na manhã de quarta-feira de Sriharikota, no Sueste da Índia, a 80 quilómetros a norte de Madrasta, no estado de Tamil Nadu.

O foguetão indiano PSLV subiu às 06:22 (01:52 de Lisboa) carregando o engenho espacial Chandrayaan-1, equipado com uma sonda lunar, anunciou o Centro Espacial Satish Dhawan, de Sriharikota.

A missão terá a duração de dois anos e tem por objectivo abrir caminho a futuras expedições espaciais da Índia.

A sonda procurará não só aperfeiçoar o mapa da superfície lunar como averiguar o que existe no interior da crosta.

Se o lançamento for bem sucedido, a Índia juntar-se à China e ao Japão como uma nova potência do século XXI a ter engenhos na órbita da Lua.

OM.

Lusa/fim




Sem comentários: