segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Diwali


O Diwali está para os Hindus (incluindo os Sikhs e outras vertentes do Hinduísmo) como o Natal + Carnaval está para os Cristãos (estranha mistura, hein?).

É uma festa que celebra o regresso do Lord Rama depois de 14 anos na floresta após derrotar o terrível Ravana.

As ruas e as casas estão todas iluminadas, com muita cor (e alguma falta de gosto...), as famílias reúnem-se (ou seja os meu coleguinhas foram todos às suas vidas), trocam presentes, enfim, aquilo que conhecemos do nosso Natal estou a ver reproduzido aqui, com algumas adaptações locais, por exemplo, andar de t-shirt na rua à noite...

Quanto à parte que me faz lembrar o Carnaval... e é esta forma estranha que os Indianos têm de festejar os seus feriados... atiram foguetes e estão constantemente a fazer rebentar bombinhas (tipo as de Carnaval). Em cada cinco segundo à uns estalar, um rebentar qualquer coisa... Ou seja, Paz e sossego, é que não! Já para não falar dos grupos de miúdos a tocar tambores a passear pela rua.

No céu, perdidos e solitários rebentam foguetes, agora um, depois outro, o que também ajuda à festa.

Sozinho na guest house (os empregados devem odiar-me... neste momento sou o único que habita o prédio), resta-me partilhar alguns dos postais electrónicos que recebi e desejar a todos um Próspero e Santo Diwali.

(Eu cá vou estar a trabalhar, por isso de santo não vai ter muito, mas fica a intenção.)




Sem comentários: