quinta-feira, 30 de outubro de 2008

About India - 7


Neste Post vou abordar dois temas totalmente distintos, mas com uma característica comum: choque cultural.

First of all, começo por mostrar uma foto que tirei ontem na minha rua, onde se pode ver um miúdo junto dos pais a acender bombinhas e foguetes para celebrar o Diwali. Esta cena “kind of” que me chocou, porque se a ideia a que estou habituado é: mães a dão sermões aos filhos para não brincarem com o fogo, aqui era exactamente o oposto (!!!!!!), os pais incitavam os miúdos a acender mais bombinhas para “iluminar” a noite do Diwali....       



Move on, o segundo assunto é o meu tema favorito ....

Sim, adivinharam, CASAMENTO.
Este é um tema inesgotável!
(Acho que vou chegar a Fevereiro a escrever posts sobre “Casamento”!!)

O que foi agora? (pergunta o caro leitor)

Estava muito bem a jantar com o meu colega e comecei a brincar com ele, qualquer coisa do género... “aahh vê lá... tens 27 anos e ainda estás solteiro, já estás a ficar velho!” ao que ele responde “pois é, mas o meu irmão mais velho ainda não está casado, por isso os meus pais primeiro têm que se concentrar em arranjar alguém que agrade aos três (leia-se pais + noivo), só depois é que se vão preocupar em arranjar alguém pra mim...”

Será que vale a pena fazer algum comentário?

A minha reacção mais isenta possível foi: “O teu irmão mais velho ainda não é casado??? Aproveitam e fazem o vosso casamento juntos! Até poupavam algum dinheiro...” Ao que ele respondeu prontamente: "Claro que não!!"

Muito sorrateiramente espreitei o meu telémovel só para ter a certeza que o ano que o mostrador apresentava era 2008 e não 1308. 

Sei lá se não teria entrado num “vortex” temporal que me tinha transportado para o século XIV??

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Diwali


No seguimento do meu post de ontem, hoje mostro como estão as ruas de Delhi...

Pena não dar para sentir o som como na realidade. E pena o filme ser tão curto... Porque tem sido assim desde ontem. Mesmo em casa quando rebentam algumas bombinhas maiores à porta de casa isto treme tudo... Esta gente é um pouco estranha!

(Mãe eu estou bem, não se preocupe :p)


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Diwali


O Diwali está para os Hindus (incluindo os Sikhs e outras vertentes do Hinduísmo) como o Natal + Carnaval está para os Cristãos (estranha mistura, hein?).

É uma festa que celebra o regresso do Lord Rama depois de 14 anos na floresta após derrotar o terrível Ravana.

As ruas e as casas estão todas iluminadas, com muita cor (e alguma falta de gosto...), as famílias reúnem-se (ou seja os meu coleguinhas foram todos às suas vidas), trocam presentes, enfim, aquilo que conhecemos do nosso Natal estou a ver reproduzido aqui, com algumas adaptações locais, por exemplo, andar de t-shirt na rua à noite...

Quanto à parte que me faz lembrar o Carnaval... e é esta forma estranha que os Indianos têm de festejar os seus feriados... atiram foguetes e estão constantemente a fazer rebentar bombinhas (tipo as de Carnaval). Em cada cinco segundo à uns estalar, um rebentar qualquer coisa... Ou seja, Paz e sossego, é que não! Já para não falar dos grupos de miúdos a tocar tambores a passear pela rua.

No céu, perdidos e solitários rebentam foguetes, agora um, depois outro, o que também ajuda à festa.

Sozinho na guest house (os empregados devem odiar-me... neste momento sou o único que habita o prédio), resta-me partilhar alguns dos postais electrónicos que recebi e desejar a todos um Próspero e Santo Diwali.

(Eu cá vou estar a trabalhar, por isso de santo não vai ter muito, mas fica a intenção.)




sexta-feira, 24 de outubro de 2008

The winter is coming!!


As pessoas com quem tenho falado no mundo ao qual eu pertenço lembram-me que o frio está a chegar...

É provável... Afinal estamos no Outono!
De facto o frio está já aí, basta dar uma olhada às previsões do tempo!

--\\--

Everybody that i speak with in the "Western world" tells me that the cold is coming, it's raining ... bla bla bla. In fact the Winter is almost there, and with the winter comes the cold, the rainy, the grey days... 

Thank you to remind me! Just give a look


Previsão do tempo - Delhi
Weather forecast - Delhi



Previsão do tempo - Castelo Branco
Weather forecast - Castelo Branco

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Entretanto...


Entretanto no Este da Índia, num estado chamado Orissa andam a brincar à Política...
Esta notícia é do Meia hora, mas o que me chateia é que ontem li no Times of India que o governo local não reconhece grande gravidade a esta situação...

Índia = Zen = Tolerância religiosa = ???



Índia entra na corrida ao Espaço



Hoje quando estava a tomar o pequeno almoço com os meus colegas (ainda na Guest house) veio este assunto à conversa...
Eu fiquei muito surpreso e devo ter feito aquela cara que não engana ninguém do género: "Estes tipos conseguiram lançar um foguetão?!?!?!?!"
E o meu colega M. perguntou-me logo: "Qual o espanto? Mas pensas que a Índia é o quê?"

Quando íamos a caminho do escritório, a passar por aqueles montes de sem abrigo e lixo na rua pensei: "Qual o espanto??? Este país vive na idade média!!!"

---\\---

Espaço: Primeira missão indiana à Lua descolou na manhã de quarta-feira

22 de Outubro de 2008, 02:38

Sriharikota, Índia, 22 Out (Lusa) - A primeira missão espacial não tripulada indiana à Lua descolou na manhã de quarta-feira de Sriharikota, no Sueste da Índia, a 80 quilómetros a norte de Madrasta, no estado de Tamil Nadu.

O foguetão indiano PSLV subiu às 06:22 (01:52 de Lisboa) carregando o engenho espacial Chandrayaan-1, equipado com uma sonda lunar, anunciou o Centro Espacial Satish Dhawan, de Sriharikota.

A missão terá a duração de dois anos e tem por objectivo abrir caminho a futuras expedições espaciais da Índia.

A sonda procurará não só aperfeiçoar o mapa da superfície lunar como averiguar o que existe no interior da crosta.

Se o lançamento for bem sucedido, a Índia juntar-se à China e ao Japão como uma nova potência do século XXI a ter engenhos na órbita da Lua.

OM.

Lusa/fim




segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Daily life in Delhi


Viver a (aprox.) 4 km do escritório tem vantagens, de certo que tem, MAS tem uma grande desvantagem quando se está na Índia. 4 km é aquela distância (manhosa) que nem é perto nem é longe. É demasiado longe para ir a pé mas é demasiado perto para os riqueshaws nos levarem (eles não querem fazer uma viagem tão curta porque recebem pouco dinheiro, preferem esperar por melhores “oportunidades” que poderão aparecer).

Principalmente quando saímos do escritório, por volta da 20/21h eu e os meus colegas temos uma grande dificuldade em conseguir riqueshaws para nos levar de volta a casa. Já chegámos a esperar mais de 30 min por um riqueshaw, e por vezes acabamos por desistir e vamos andando na direcção de casa com a esperança de conseguir um driver bem disposto pelo caminho...

Enquanto andamos os meus colegas estão sempre a dizer para eu não andar tão perto da estrada, para ter cuidado quando passo a estrada, ..... ou seja tratam-me como se fosse um puto de 5 anos, e quem me conhece sabe como eu ABOMINO que me tomem por "incapaz"...

A preocupação deles, e isto é uma piada recorrente que já ouvi em vários contextos , é: “não te pode acontecer nada Gonzzzalo", tipo boneca de porcelana... Mas a piada vem a seguir: "se te acontecer alguma coisa temos todos os jornalistas a massacrar-nos com mil perguntas do género: "porque é que o empurraram", e nós dizíamos "mas não o empurrámos", então teríamos jornalistas a perguntar: "porque é que não o empurraram?"(...)"

Depois rematam sempre da mesma forma: "se for um de nós a morrer ou a ficar ferido ninguém liga, é só mais um Indiano, se fores tu... um estrangeiro..  seria um escândalo! Não podemos deixar!”

Entretanto vamos andando e tentando riqueshaws sem sucesso, day by day a mesma história, sempre igual.

domingo, 19 de outubro de 2008

Filme interessante


Desde que cheguei a Delhi já vi uma data de filmes... e vou continuar a ver muitos mais.

Ontem vi um filme que é MUITO interessante. É daqueles filmes que se estivesse em Portugal, no meu conforto Europeu pensaria: "Ainda bem que estou na Europa era incapaz de viver numa cidade daquelas..."
Agora que vivo em Delhi é fantástico ver as semelhanças entre o filme e a realidade. Consigo rever-me nas cenas em que mostram as ruas, o transito, os táxis...

Recomendo vivamente o filme, nem que seja pare ficarem com uma visão interessante de um dos lados da cidade onde vivo.

A Mighty Heart.

aahh, e tem a Angelina Jolie.
;)



sábado, 18 de outubro de 2008

India Gate


E ainda deu tempo de dar um pulo ao India Gate antes de passar o resto da tarde na palheta com a Nolita que veio a Delhi à fashion week!

Afinal acordar cedo faz render o dia :p





Jami Masjid


Depois do Red Fort eu e o Malik (um coleguinha meu da Wipro de BLR) fomos à maior mesquita da Índia (e umas das maiores da Ásia).
À entrada perguntaram se era muçulmano, e eu respondi que não, então caso quisesse tirar fotografias teria que pagar 200 Rs. Ora 200 Rs é pouco mais de 3 EUR por isso nem é muito.. Mas não gostei da discriminação, TU CATÓLICO pagas 200 Rs para tirar fotos, os outros não. 

????????

Conclusão só tirei fotografias fora do recinto da Mesquita... Mas bem, ficam com uma pequena ideia do que é aquilo, eu estive lá não preciso de fotos :p



Entrada para o recinto


Portão para o recinto


Um pouco da fachada da grande Mesquita lá ao fundo depois do portão


Muralhas que rodeiam o recinto da Mesquita


"Mandar os putos à missa"
 

Do fundo da rua ainda se consegue ver uma ou outra cúpula e os minaretes da mesquita

Red Fort


Hoje, SÁBADO, acordei às 8 HORAS DA MANHÃ e fui ao Red Fort, uma das principais Land Marks aqui da zona...

É muito giro, muito na onda do Forte de Agra, deixo algumas fotos:
















By the streets of Delhi


Bem, pediram por algumas imagens das ruas de Delhi? Here we go...
Já agora só uma nota, Nova Delhi tem muitos tipos de ruas, na zona presidencial as ruas são avenidas largas e limpas, com árvores (é a parte da cidade construída e desenhada por Indianos).... já nos bairros típicos são mais hummmmm naturais...


Um mini bus com as cores nacionais;


Volta e meia encontramos templos Hindus, Siques, Mesquitas, etc...


Uma rua cheia de lojinhas...


Uma das avenidas nos arredores da zona presidencial

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Indecisão

Eu não gosto de Delhi. Se eu pensava que não gostava de Bangalore, agora posso dizer, comparando com Delhi, eu gosto muito de Bangalore! O facto de não gostar de Delhi faz com que esteja farto das pessoas e queira voltar A.S.A.P. para o Sul da Índia.

Estou a ponderar ir a Udaipur. Supostamente é uma cidade conto de fadas... mas não sei se me apetece aturar mais Indianos, e a probabilidade de ir sozinho é muito alta... o que também não ajuda muito a querer fazer a viagem.

Claro que verei mais castelos e palácios fantásticos, mas não me apetece ter que ver pobreza e levar com indianos a quererem enganar-me. Não me apetece!


terça-feira, 14 de outubro de 2008

Morar em Delhi - 2


A pedido de algumas famílias deixo imagens do meu palácio onde irei residir até pelo menos dia 15 de Novembro (fui hoje informado).  Aahhh, claro que esta data pode sofrer alterações, isto é, adiar.

Já vos disse que sinto saudades de Bangalore?


Reparem no chão de mármore BRANCO!


As paredes cor de rosa é para ajudar a ter sonhos da mesma cor...

Agora fora de brincadeiras, já gosto do quarto e já me sinto quase em casa.
(agora vou escrever isto mais 999 vezes. Dizem que uma mentira dita mil vezes torna-se verdade, vou testar!)

About India - 6


Ontem, um dia especial para os católicos Portugueses, foi canonizada a primeira santa Indiana, sendo assim um dia especial para os católicos Indianos também. Não sei muito sobre a irmã Afonsa (apenas que deve ser minha prima afastada.... pelo nome...) mas esta notícia foi capa do Meia Hora e por isso achei por bem publicar no meu blog.


sábado, 11 de outubro de 2008

Akshardham Temple



Hoje fui ao maior complexo de templos Hindus do mundo e é fenomenal!

Os jardins ainda estão em obras e o complexo não está todo terminado, mas posso desde já dizer que é melhor que o Taj Mahal! Este templo é FANTÁSTICO! Não se pode tirar fotografias em todo o recinto, o que é uma parvoíce (na minha humilde opinião), mas há filmes no you tube e descobri na net algumas fotos, deixo só duas, uma do exterior e outra do interior do templo.

Esta será a próxima maravilha do mundo.




Jardins do Túmulo Humayun


Os jardins à volta do túmulo Humayun são muito giros e com muitos outros túmulos e mesquitas e ruínas de mesquitas...

Ficam algumas fotos porque vale a pena:



Túmulo de Isa Khan


Ruínas de uma mesquita


Túmulo de Barber


Vista para um dos cantos do jardim


Mais uma cúpula de mais um túmulo...