Neste Post vou abordar dois temas totalmente distintos, mas com uma característica comum: choque cultural.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
About India - 7
Neste Post vou abordar dois temas totalmente distintos, mas com uma característica comum: choque cultural.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Diwali
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Diwali
O Diwali está para os Hindus (incluindo os Sikhs e outras vertentes do Hinduísmo) como o Natal + Carnaval está para os Cristãos (estranha mistura, hein?).
É uma festa que celebra o regresso do Lord Rama depois de 14 anos na floresta após derrotar o terrível Ravana.
As ruas e as casas estão todas iluminadas, com muita cor (e alguma falta de gosto...), as famílias reúnem-se (ou seja os meu coleguinhas foram todos às suas vidas), trocam presentes, enfim, aquilo que conhecemos do nosso Natal estou a ver reproduzido aqui, com algumas adaptações locais, por exemplo, andar de t-shirt na rua à noite...
Quanto à parte que me faz lembrar o Carnaval... e é esta forma estranha que os Indianos têm de festejar os seus feriados... atiram foguetes e estão constantemente a fazer rebentar bombinhas (tipo as de Carnaval). Em cada cinco segundo à uns estalar, um rebentar qualquer coisa... Ou seja, Paz e sossego, é que não! Já para não falar dos grupos de miúdos a tocar tambores a passear pela rua.
No céu, perdidos e solitários rebentam foguetes, agora um, depois outro, o que também ajuda à festa.
Sozinho na guest house (os empregados devem odiar-me... neste momento sou o único que habita o prédio), resta-me partilhar alguns dos postais electrónicos que recebi e desejar a todos um Próspero e Santo Diwali.
(Eu cá vou estar a trabalhar, por isso de santo não vai ter muito, mas fica a intenção.)
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
The winter is coming!!
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Entretanto...
Índia entra na corrida ao Espaço
Hoje quando estava a tomar o pequeno almoço com os meus colegas (ainda na Guest house) veio este assunto à conversa...
Espaço: Primeira missão indiana à Lua descolou na manhã de quarta-feira
22 de Outubro de 2008, 02:38
Sriharikota, Índia, 22 Out (Lusa) - A primeira missão espacial não tripulada indiana à Lua descolou na manhã de quarta-feira de Sriharikota, no Sueste da Índia, a 80 quilómetros a norte de Madrasta, no estado de Tamil Nadu.
O foguetão indiano PSLV subiu às 06:22 (01:52 de Lisboa) carregando o engenho espacial Chandrayaan-1, equipado com uma sonda lunar, anunciou o Centro Espacial Satish Dhawan, de Sriharikota.
A missão terá a duração de dois anos e tem por objectivo abrir caminho a futuras expedições espaciais da Índia.
A sonda procurará não só aperfeiçoar o mapa da superfície lunar como averiguar o que existe no interior da crosta.
Se o lançamento for bem sucedido, a Índia juntar-se à China e ao Japão como uma nova potência do século XXI a ter engenhos na órbita da Lua.
OM.
Lusa/fim
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Daily life in Delhi
Viver a (aprox.) 4 km do escritório tem vantagens, de certo que tem, MAS tem uma grande desvantagem quando se está na Índia. 4 km é aquela distância (manhosa) que nem é perto nem é longe. É demasiado longe para ir a pé mas é demasiado perto para os riqueshaws nos levarem (eles não querem fazer uma viagem tão curta porque recebem pouco dinheiro, preferem esperar por melhores “oportunidades” que poderão aparecer).
Principalmente quando saímos do escritório, por volta da 20/21h eu e os meus colegas temos uma grande dificuldade em conseguir riqueshaws para nos levar de volta a casa. Já chegámos a esperar mais de 30 min por um riqueshaw, e por vezes acabamos por desistir e vamos andando na direcção de casa com a esperança de conseguir um driver bem disposto pelo caminho...
Enquanto andamos os meus colegas estão sempre a dizer para eu não andar tão perto da estrada, para ter cuidado quando passo a estrada, ..... ou seja tratam-me como se fosse um puto de 5 anos, e quem me conhece sabe como eu ABOMINO que me tomem por "incapaz"...
A preocupação deles, e isto é uma piada recorrente que já ouvi em vários contextos , é: “não te pode acontecer nada Gonzzzalo", tipo boneca de porcelana... Mas a piada vem a seguir: "se te acontecer alguma coisa temos todos os jornalistas a massacrar-nos com mil perguntas do género: "porque é que o empurraram", e nós dizíamos "mas não o empurrámos", então teríamos jornalistas a perguntar: "porque é que não o empurraram?"(...)"
Depois rematam sempre da mesma forma: "se for um de nós a morrer ou a ficar ferido ninguém liga, é só mais um Indiano, se fores tu... um estrangeiro.. seria um escândalo! Não podemos deixar!”
Entretanto vamos andando e tentando riqueshaws sem sucesso, day by day a mesma história, sempre igual.
domingo, 19 de outubro de 2008
Filme interessante
sábado, 18 de outubro de 2008
India Gate
Jami Masjid
Red Fort
By the streets of Delhi
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Indecisão
Estou a ponderar ir a Udaipur. Supostamente é uma cidade conto de fadas... mas não sei se me apetece aturar mais Indianos, e a probabilidade de ir sozinho é muito alta... o que também não ajuda muito a querer fazer a viagem.
Claro que verei mais castelos e palácios fantásticos, mas não me apetece ter que ver pobreza e levar com indianos a quererem enganar-me. Não me apetece!
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Morar em Delhi - 2
About India - 6
Ontem, um dia especial para os católicos Portugueses, foi canonizada a primeira santa Indiana, sendo assim um dia especial para os católicos Indianos também. Não sei muito sobre a irmã Afonsa (apenas que deve ser minha prima afastada.... pelo nome...) mas esta notícia foi capa do Meia Hora e por isso achei por bem publicar no meu blog.
sábado, 11 de outubro de 2008
Akshardham Temple
Hoje fui ao maior complexo de templos Hindus do mundo e é fenomenal!