segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Como é que heide explicar...

Acabei de me lembrar de uma conversa que tive com um amigo meu Indiano em que tive algumas dificuldades de explicar algo que é muito óbvio para mim: o que é um Santo.

Quando íamos a caminho do Mysore disse qualquer coisa do género: "Temos que agradecer ao S. Pedro por estar bom tempo". Esta expressão em Portugal seria a coisa mais natural do mundo, mas isto dito a um Indiano, não Católico é como dizer: "tenho que fazer o pino e dar sete voltas a uma cadeira para que não chova".
A expressão de "QUÉÉÉ??" que vi na cara do meu amigo obrigou-me a ter que explicar que o S. Pedro era o Santo que tomava conta do tempo e quem tem as chaves para entrar no céu. (E agora as coisas complicam-se....). Eu não queria dar uma sessão de catequese, por isso tentei abreviar... mas não sei se segui um bom caminho...
Ele perguntou-me: "mas eu pensava que os cristãos só têm um Deus..."
G: "Sim, e só, o S. Pedro é um Santo não é Deus..."
P: "Santo? O que é que fazem os santos?"
G: " Os santos, têm menos poderes que Deus, e há santos para coisas especificas. Quando queres pedir alguma coisa podes pedir a um Santo especifico, mas um Santo nunca é mais importante que Deus..."
P: "Cool, e há muitos Santos?"
G: "Sim, Santos são pessoas que fizeram muitas coisas boas durante a sua vida... e normalmente tens Santos a que se atribuem determinados campos.... como o Sto António a quem podes rezar a pedir ajuda pra casar, o S. Pedro para pedir bom tempo, etc..."
P: "E podes ter vários Santos?"
G:"hummm sim... tu rezas aos santos que quiseres..."

A conversa continuou... Mas enquanto explicava algo que para mim é muito ÓBVIO, estava a sentir-me meio tolo com o que estava a dizer...

A sorte é que eles acreditam num homem meio Leão, num homem meio Elefante como Deuses! Por muito má que fosse a minha explicação safava-me sempre na boa!!

Sem comentários: