quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Casamento Again

Já algum tempo que queria contar como é o meu ambiente de trabalho. Estou numa sala pequena, rodeado de estantes com livros, tipo uma pequena biblioteca, com (normalmente) cinco Indianos na sala a falarem ou Hindi ou Tamil (mais uma língua que se fala na Índia, não sei se Tamil se escreve assim, mas é a língua que se fala em Chennai!!).
Bem, todos os dias de manhã, levo com os meus colegas excitados a contar historias de não sei o que, a rir e falar alto numa língua que me parece ser sempre igual... (TÁGÁRÁRARÁ!!!)
Mas back to the issue, estavam eles na amena cavaqueira em Hindi e eu na minha onda a tratar um ficheiro excel. Fui à “casinha” e voltei. Quando regressei à sala a discussão estava ainda mais animada! Quando entrei um coleguinha disse: “Let’s ask Gonçalo how it works in Portugal”! Eu pensei logo... pronto vem aí bomba!! Protejam-se!
Para melhor representar o que foram os minutos seguintes vou (tentar) reproduzir o diálogo onde o GA sou eu e os restantes intervenientes são os meus coleguinhas curiosos (uma pequena nota, eu estava a ser bombardeado de perguntas de vários lados... as perguntas não estão todas aqui, mas ficam com uma pequena ideia de como foi a conversa):

BJ:”Gonzalo, em Portugal amas a mulher que casas ou casas a mulher que amas?”. Uiiiii um dos meus assuntos preferidos!!
GA: “Em Portugal primeiro vês alguém que gostas depois namoras e depois se gostares mesmo dessa pessoa, casas.”
BJ: “E se essa pessoa for de uma comunidade diferente da tua?”
GA:”Isso não interessa, nem sequer penso nisso, o que interessa é que eu goste dessa pessoa, sou eu que escolho segundo os meus critérios, por exemplo eu sou católico e posso casar com um Judia”
Coro: “Casar com alguém de religião diferente?”
BJ: “Se são de religiões diferentes não podem casar!!! E os teus pais? Deixam??”
GA:”Os meus pais não escolhem com quem eu caso, quem casa sou eu, quem tem de viver com a rapariga sou eu, quem escolhe sou eu! Nem sequer penso em pedir autorização aos meus pais.”
SK:”E as tradições? Quando houver festas de família, como é? Depois ela não pode participar nas tradições da tua família!!”
GA:”aahhhh mais importante que isso é tu gostares da pessoa...”
BJ:”E os teus pais não são excluídos da comunidade por casares com alguém de religião diferente?”
GA:”Não! Quem tem que dormir todos os dias com a rapariga sou eu, por isso sou eu que escolhe! Os meus pais não pensam nisso, muito menos a comunidade é chamada para o assunto!!”

Nesta altura já olhavam pra mim com ar de “Naméque”...

SK: “E como é que conheces raparigas? É através das agências e dos sites?”
GA:”aahhh não... em Portugal não temos dessas agências, ou pelo menos não são populares... E raparigas conheço na escola, na faculdade, através de amigos, nas discotecas...”
MT: “Mas como é que vais falar com elas?”
GA:”aahhh vais, e começas a falar, ou há sempre amigos em comum que apresentam...”
SK:”Os teus pais não te apresentam raparigas?”
GA:”Os meus pais nem sequer pensam nisso...”
MT:”És tu que tens de escolher a rapariga sozinho?”
... de facto, coitadinho de mim!!! GA:” sim...”
SK:”Tens namorada?”
GA:”Não”
MT:”Já tiveste?”
GA:”Sim...”
MT:”Mais que uma? Eras tu que as escolhias?”
GA:”Sim... é normal quando se é teenager ter muitas namoradas...”
MT:”Muitas como??”
GA:” Agora tens uma, daqui a um mês tens outra, mas uma de cada vez!”
MT:”E tu consegues gostar de tantas raparigas?”

Tenho o coração grande pah... GA:”aahhhh sim, agora gostas d’uma, daqui a um ano gostas de outra, quando gosto namoro, se não gosto não namoro...”
BR:”Mas Gonzalo, os vossos horóscopos têm de bater certo!”
GA:”aahh.... nem sequer penso nisso...”
BR:”Nem sequer olham para o Horóscopo? Cá os pais dos rapazes costumam pedir os horóscopos das raparigas e se baterem certo vão-se conhecer”
GA:”pois.... eu não ligo muito a isso...”

...

Em Portugal as famílias são muito estranhas!
Deixam-se misturar com pessoas de outras comunidades, classes e religiões;
Os filhos/as têm de escolher os “apêndices” sozinhos;
Conseguem ter muitas namoradas e gostar de muitas pessoas ao longo da vida;
E por último quando escolhem a pessoa para casar nem sequer prestam atenção aos sinais dos astros!
Estes Portugueses!! Pffff...



O meu lugarzinho

7 comentários:

Anónimo disse...

Tou a rebolar a rir c este post...tenho os meus chequinhos todos parados a olhar...é q até consigo imaginar a tua cara!!!!Tb quero choque cultural...Miss u

g. disse...

AHAHHAHA

Foi de facto lindo, eu próprio estava com uma vontade de rir que mal aguentava!

É que estavam todos com ar de parvos a olhar pra mim como se eu estivesse a dizer a maior barbaridade!!

Viva a Índia!

Anónimo disse...

aiiiiiiiiii Chorei a rir com o inquérito dos teus coleguinhas!!! Tá demais!!! Adorei a "comunidade"...
Bjs!
Conta mais...

jc disse...

LOOOOOL! Muito bom... e o mais giro é que estou mesmo a imaginar-te com cara de "DUHHH" a olhar para eles!!!
Ah... e tu vê lá o que é que lhes ensinas Gonçalo Afonso!!!

Gente Louca disse...

Gonçalo...

Antes de mais: "Vaaaaaiiiii um abraço!!! E um ganda tudo a correr bem"

Segundo, Não falo ideia em que tipo de Portugal tu viveste. N
ão só eu e a agora minha esposa fomos apresentados pelos pais como só nos começamos a falar depois de acertar todos os pormenores contratuais da futura e claro está confirmarmos que temos números de calçado compatíveis (receita secreta mas muito eficaz para a felicidade matrimonial!)

Bem chega de ironia não vá alguém pensar que tou a falar a sério... Olha pergunta lá a esses senhores se a mãe escolhe a gaja também está no quarto a ar indicações "à lá treinador de bancada": "Vá filho primeiro devagar, isso... devagar, agora mantém o ritmo... isso...isso...mantém e agoraaaaaa...VAI È SEMPRE A DAR CALOR!!!! ISSO!!! VAI!!!VAI!!!"

Por amor de deus!!! Bam porta-te bem (Não dances) nos bares pelo menos! Já tens uma desculpa para levar as "moças" lá pra casa (anda que lá podes dançar... tens de jogar strip poker primeiro, mas depois podes dançar!!!)e olha pá vai mas é comer no Macdonalds que tendo em conta o standard aí deve ser um luxo de comida!!!

Forte abraço!!

Primas disse...

Coisas que nos parecem tão simples... tão estranhas de explicar!
Quero um choque cultural assim!!

Beijinho,
Ru

dc disse...

LOOOL!!! Me-do!!! Isso de escolhermos os nossos próprios namorados/as sem o auxílio parental... Que horror!!!
Não sei como é que alguma vez tive namorado sem ter consultado os astros para me aconselharem... LINDO!!
Há de facto culturas mto diferentes!!