segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Bull temple

Finalmente fui ao Bull temple. Fiquei um pouco desiludido, tenho que confessar. Andei eu perdido pelas ruas de Bangalore para aquilo? (depois de mais de meia hora armado em explorador apanhei um riqueshaw e fui para o templo, estava farto de andar no meio de ruas cheias de lixo.) O templo é no topo de uma colina, e para lá chegar temos de passar por muitos templos pequeninos, muito coloridos e engraçados!! E depois o templo grande... Não é mau, apenas estava à espera de melhor. Descalcei-me e entrei meio a medo (tendo em conta que era o único que não tinha o intuito de prestar homenagem ao "Bull sagrado" e só queria ver...), com a máquina fotográfica na mão e ainda sem saber se poderia tirar fotografias (não queria ofender ninguém da religião, estando ainda pra mais num dos principais templos da cidade!!). Mas o monge mais velho foi muito simpático e veio ter comigo meter conversa! Por mais invizivel que quisesse ser era dificil passar despercebido, tendo em conta que era o único ocidental ali... O monge explicou-me com o seu inglês arranhado, que a estatua do "Bull" dentro do templo não foi esculpida (!!!), nasceu ali (eu fiz uma cara de muito impressionado acompanhado de um "aaahhhhh") claro que a explicação do monge se alongou mas eu não percebi muito mais do que ele disse, mas claro que ia acompanhando o seu discurso com um abanar de cabeça no sentido afirmativo. E entretnato, sem eu perguntar vem a informação que eu queria: "You can take pictures, take many pictures!!". Eu todo contente lá tirei algumas, sem flash, por uma questão de respeito. No final veio ter comigo outra vez, mandou um monge mais novo por-me uma pinta vermelha na testa e dar-me flores para ter sorte no meu dia. Depois rematou com a simpática frase: "Agora pode deixar uma esmola para o templo". Mas tendo em conta a simpatia e atenção do senhor, não me custou nada.

Templos da entrada

Pormenor de um Templo

Entrada para o recinto do Templo

Entrada para o reicnto do Templo

Entrada do Templo

Entrada do Templo

Bull sagrado

1 comentário:

Primas disse...

Só faltou a tua foto com a pintinha na cabeça :) Gostava de ter visto!

Beijinho,
Rute