quinta-feira, 27 de novembro de 2008

News


Se por um lado hoje li boas notícias vindas de Lisboa:

(artigo retirado do jornal Meia Hora)

Por outro as notícias da Índia não são lá muito animadoras...

(foto da CNN)

Ontem há noite mais um atentado da autoria do Mujahedine Deccan matou pelo menos 87 pessoas em Bombaim...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Dor de cabeça...


Dor de cabeça na Índia é sinónimo de condutores de riqueshaw!

É fantástico o que eles fazem para nos enganar, ou porque apenas lhes apetece!

Uma das formas de conseguir um riqueshaw sem discussão de preços, é recorrer ao pre-paid. O que é isto do pre-paid? Nos locais de maior movimento de pessoas, FELIZMENTE, existe uma cabine onde está um senhor com uma tabela que dita a distancia do local onde está localizado a cada zona da cidade. Nós chegamos, pedimos um riqueshaw para o nosso destino, ele define um preço, entrega um recibo e é o valor inscrito naquele papelinho que não vale nada que pagamos ao riqueshaw driver. Até aqui tudo bem. Mas na prática as coisas não funcionam bem assim. Na verdade as duas ultimas vezes que recorremos a um pre-paid não correram lá muito bem...

Na primeira vez, fomos à cabine do pre-paid, foi-nos dado um riqueshaw e ele pouco depois de sair do stand dos riqueshaws parou e disse que tínhamos de arranjar outro. Isto porquê? Não lhe apetecia ir deixar-nos a casa só por aquele dinheiro. Que bom!!!!!!!

ONTEM, quando estávamos a ir para casa, outra vez confusão com o pre-paid. Fomos à cabine, pedimos um riqueshaw para a nossa casa e foi-nos alocado um. O problema é que eram 21.30, e a partir das 22.00 funciona a night fare... que é mais cara. Quando o driver viu qual era o destino e o valor que lhe íamos pagar, começou a reclamar e não nos quis levar! (... depois de discutir com os drivers) Fomos embora para outro sítio para conseguir um riqueshaew na rua e ir alegremente pra casa...

Quando olha para trás posso afirmar com a maior das certezas, mais de metade das discussões que tenho aqui são com os condutores de riqueshaw,  eles de facto conseguem fazer com que fique farto disto!

Foto tirada no riqueshaw, ontem à noite quando estávamos a ir para casa.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sahib Sindh Sultan


Ontem foi o jantar de despedida do Frank, que foi hoje embora de volta para a Alemanha.
Mais um que vai embora.... mas agora com o Frank é diferente, porque ele chegou depois de nós e foi hoje embora! Que estranho, sinto-me tipo mobília. 

Bem, o jantar foi num restaurante que eu gosto muito, não só pela comida Indiana que servem, que também é boa, tenho que admitir, mas pelo design do restaurante. É um restaurante que nos foi "apresentado" pelos C11 e que de vez em quando conta com a nossa visita, porque de facto vale a pena.

Sahib Sindh Sultan imita a plataforma de embarque numa estação de comboio nos anos 20/30, os empregados vestem-se a condizer, e inclusive tem um vagão de um comboio de luxo, onde também nos podemos sentar e jantar!! A ideia é super gira, o ambiente muito confortável e claro, acima de tudo é muito original.

Ficam algumas fotografias para ajudar a visualizar!



O Interior do vagão está muito bem caracterizado, e quase que nos sentimos no "Rasjasthan Express", no início dos anos 20 a viajar pelo Norte da Índia.

As mesas na "plataforma de embarque" mesmo ao lado do comboio.

E eis a prova de que estou a ficar Indiano: ESTOU A COMER COM AS MÃOS NUM RESTAURANTE! E não, não foi só para a foto, a maior parte da comida comi com as mãos mesmo! ahahahhah

domingo, 16 de novembro de 2008

Regresso a Bangalore


O seguinte texto foi escrito assim que cheguei ao aeroporto hoje de manhã:

---

Se alguma coisa pode correr mal, na índia de CERTEZA que vai correr.

Pois bem, hoje foi mais um dia para juntar à lista dos dias que me vão ajudar a provar que o Senhor Murphy (aquele que escreveu a Lei do Optimismo) viveu algum tempo na Índia! Pelo menos na altura em que chegou à sua famosa e brilhante conclusão ele estava por estes lados. QUASE QUASE QUASE de certeza :p 

A história: Ontem, para evitar algum tipo de azar reservei um táxi logo a seguir ao almoço para hoje de manhã às 07.15 em Kalka Ji para me trazer para o aeroporto. O meu voo é só às 09.40, mas para prevenir eventuais azares (é melhor contar sempre com um tempo extra... e nisto de azares imprevistos a Índia é a melhor!). 
O táxi estava pronto e à minha espera às 07.10 (muito bem!!!) então até saí mais cedo que o previsto. O destino era claro (ou não) O Indira Gandhi Airport, para o terminal 1. 

Está claro?? 

Não... O senhor taxista levou-me para o Indira Gandhi Airpot para o terminal dos voos internacionais... ou seja, chego lá, e começo a ver os voos de partida: Munique, Bangkok, Hong Kong... só cidades de outros países que não a Índia.. hummm estranho... fui perguntar a um assistente onde era a entrada para o terminal dos voos para Bangalore e ele disse-me que naquele terminal só havia voos Internacionais... Teria que apanhar um táxi para ir para o terminar dos voos domésticos, que ficava a meia hora.... Respirei fundo, e fui procurar um táxi. Lá encontrei um táxi, e disse que queria ir para o Terminal dos voos domésticos, depois disse que era para o terminal 1. Quando estávamos a chegar o condutor perguntou qual era a companhia aérea (uma vez que eles organizam o aeroporto por companhias, e eu disse que era a India Airlines, então o senhor fez o seu caminho. 
E deixou-me no terminal das Low cost.... o 1 – B... Ao chegar, AGAIN, não havia voos pela India Airlines... fui novamente perguntar a um assistente que me disse que estava no terminal errado, que teria de ir para o Terminal ao lado, que era longe e que teria de apanhar um táxi ou riqueshaw. Eu pedi ao senhor para dar instruções exactas ao condutor do riqueshaw porque já era o segundo terminal onde estava... Claro que não acabou aqui. Assim que o riqueshaw partiu perguntou-me se tinha rupias ou se ia pagar com moeda estrangeira.... Eu disse que tinha Rupias então ele pediu-me 1 000 RS para me levar. O que é DE TODO muito dinheiro, a conversa foi qualquer coisa assim: 

G: 1 000 RS??? É maluco? Se lhe pagar 100 sou o seu melhor amigo! 

CR: pronto, preço de amigo 500 RS... 

G: Deixe-me aqui já! É ridiculo! Para me levar para o outro terminal 100 já é demais! 

CR: são 10 KM!! 

G: É aqui ao lado! EU TRABALHO NA INDIA! EU SOU DE BANGALORE E TRABALHO NA WIPRO, NÃO ME TENTE ENGANAR! PÁRE O RIQUESHAW PORQUE EU QUERO SAIR!!!

CR: Pronto pronto, 200 Rs! 

G: Eu pago-lhe 100 Rs e é o seu dia de sorte (eu não sabia onde era o terminal, e como estava a ficar sem tempo não podia oferecer uma valor muito baixo senão ficava mesmo agarrado..)!!

5 minutos depois chegamos. 
A viagem foi tipo 2 km?? Ou seja o preço deveria ter sido 15 Rs.....   Assim é difícil gostar disto,  neh?


---//---

Para terminar em grande: o meu voo atrasou-se 3 horas.

Mas estou FELIZ!
Estou a terminar este post a partir do MEU quarto em Bangalore!

Amanhã não vou acordar com vendedores ambulantes a gritar à janela às 6 da manhã!!!
Amanhã não vou acordar com os restantes habitantes da Guest House a fazer barulho a tomar o pequeno-almoço às 7 da manhã!!
Amanhã vou tomar um pequeno almoço normal!!!





sexta-feira, 14 de novembro de 2008

De Regresso...


E pronto, lá vou eu de volta pra Bangalore!

É já amanhã :)

Finalmente!!

E que coincidência gira... calha dia 15 de Novembro, precisamente dentro de 3 meses estarei de regresso à minha Europa :)

Mas pra já, deixo a super poluída Delhi para ir para a minha (só) poluída Bangalore!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Está quase!!


É já depois de amanhã que volto para Bangalore!!

Finalmente!!

Estava mesmo perto da linha de saturação!

Isto de a vida estar reduzida a trabalho não é lá muito saudável. Principalmente quando sabemos que em Fevereiro vamos ficar desempregados. Então pra quê tanto esforço?

Bem, change the topic.

Uma novidade
(!!!!!!!!!!!!)
Estes últimos três dias não jantei pizza!

wwooowww

Pois é, e agora ainda melhor:

Estes últimos três dias fui jantar a restaurantes indianos e comi com as mãos!

WWWOOOOOOOOOWWWW

Depois de tanto levar os meus colegas a restaurantes italianos, pizzas e Mc "Donaldo" tive que ceder e fui jantar a restaurantes Indianos. Claro que comi sempre comida não picante, aliás, pouco picante, porque não há comida não picante nesta terra...

Fica uma foto tirada no restaurante onde jantei hoje: uma uma iguaria que encontramos em TODOS os restaurantes: Pickle de cebola.
É tipo as nossas azeitonas, há em todos os restaurantes Indianos, há sempre nas mesas mesmo sem pedir: são cebolinhas que são deixadas durante algum tempo em vinagre e ficam assim. Supostamente é bom, mas eu não acho lá muita piada...


p.s. - Hoje fui jantar com a equipa toda, agora somos cinco (relembro que no início éramos três, entretanto tivemos o reforço de dois colegas novos), isto para festejar a promoção do R.T. a Manager! 
Só de pensar que eu e o meu coleguinha tínhamos desde o início andado a "gozar" com ele a dizer que a sua promoção era eminente... cá está!!

E aahh hoje senti-me realizado profissionalmente!
A auditoria que fiz em Agosto/Setembro deu frutos. 

WOOOOOWW

Saiu hoje um comunicado interno a notificar os Wipronites de alterações nas regras de viagens pela Wipro... e as alterações são recomendações da nossa auditoria, sendo metade do comunicado referente a uma das minhas principais batalhas!
Foi um TRABALHO MUITO SECANTE e que eu sempre pensei que não valia o esforço. Hoje ao ver o comunicado senti que valeu a pena. Ainda por cima tenho o prazer de ver as regras aplicadas muito pouco tempo depois da emissão do relatório.
(sou um cagão, neh???)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Aviso


Pra quem está na nossa Pátria, mais precisamente na "metrópole", fica a notificação:


Obrigatório para todos os Portugueses dignos desse nome.
(É no mínimo uma obrigação ficar a conhecer um pouco desta grande Senhora.)

Toca a votar em GOA!!!!



No seguimento da “eleição” das 7 maravilhas de Portugal surge um novo “concurso”: as 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. 

Sendo Portugal (a par com Espanha) um dos países com mais património espalhado pelo mundo, decidiu-se relembrar os Lusos da nossa história e reviver um pouco a hegemonia Portuguesa (já lá vai tanto tempo.......) e eleger as 7 Maravilhas de Portugal, fora de Portugal. 

Como não podia deixar de ser não venho só informar deste novo evento... Venho pedir/ exigir ao caro leitor o voto.

A votação só se inicia a 7 de Dezembro, mas ficam desde já intimados a votarem em GOA!! Precisamente, uma das 22 concorrentes!

Um assunto que tenho de partilhar...


Este é um pequeno artigo que saiu num jornal na semana passada e desde então ando para o “postar” aqui no blog. 

Não está relacionado com a Índia mas tem a ver com a nossa Capital, com uma faca (de dois gumes!!) com que querem ferir um dos melhores miradouros de Lisboa. 
Com a construção de uma ponte que ligue o Barreiro a Lisboa o Mosteiro de S. Vicente de Fora que coroa uma das 7 colinas, fica com um vizinho um pouco ... hummmm inestético, pelo menos desenquadrado do cenário fantástico que o rodeia. 
Ora pela altura confiou-se de uma forma cega (e por conseguinte estúpida) no relatório do LNEC... Mas aquela gente não foi muito inteligente, pois não considerou para análise a melhor alternativa: a construção de um túnel (em vez de uma ponte) que ligaria o Barreiro a Lisboa. 

Um túnel apresenta imensas vantagens sendo as principais: o impacto visual quase nulo (e aqui eu quero deixar bem claro que a baía do Tejo tem tanto ou mais potencial para ser uma baía fantástica como a de Sidney ou Hong Kong); e (cereja no topo do bolo) é mais barato!! 

Agora a questão é? 

Então porquê fazer uma ponte? 

Alguém me explica? 
Eu não consigo perceber!



domingo, 9 de novembro de 2008

Correios em Kalka Ji


Hoje tive mais uma aventura de Índia profunda.
Tinha que enviar uma carta para Portugal, por isso tinha de ir a um "post office".
Perguntei ao recepcionista da guest house por um post office, e ele que mal fala inglês lá me explicou mais ou menos... MUITO mais ou menos. Tinha de encontrar um mercado e depois virar duas vezes à esquerda e uma à direita (parecia muito bom mas...) Não sabia em que ruas virar! Ou seja estava por minha conta, como sempre.

Mas bem, lá fui eu pelas ruas de Kalka Ji procurar os correios do bairro... claro que pedi indicações a uma data de pessoas (sim porque as placas aqui estão quase todas SÓ em Hindi... o que não é uma grande ajuda para mim, a começar por ser um alfabeto diferente).

Mas andar nas ruas estreitas, com aquele cheiro típico de rua de bairro popular Indiano (lixo), fez-me ficar feliz. Porquê?

Porque dentro de uma semana volto pra BANGALORE!!!!!!

COUNTING DOWN!!!

Mas bem, depois a aventura do costume, nos correios não falavam inglês mas como tinha que enviar a carta com muitos "apontar" consegui comunicar. A questão fica no ar. Será que a carta chega lá?
Aqui pra nós, acho que não...



sábado, 8 de novembro de 2008

Posso dormir?


Bem esta noite foi um pouco agitada aqui no bairro.

Acordei a meio da noite, sobressaltado com o barulho de tiros e gritos. Não percebi... Felizmente não sou curioso e preferi ficar no quentinho da cama. Mas continuei a ouvir pessoas a falar alto, mais barulhos estranhos e depois a polícia. Eu só pensava:" Mas porque é que esta gente não faz estas coisas durante o dia?!?!?!? Posso dormir?? Que gente chata!". Convenhamos, se se querem matar façam-no durante o dia! Durante a noite o pessoal quer dormir e andar a disparar tiros é chato porque podemos acordar os vizinhos! Cambada de egoístas pah!!

Ao pequeno almoço perguntei aos meus colegas se também tinham dado conta ou se tinha sido um sonho meu. Não, confirmou-se... Foi mesmo verdade. Isto de viver em Kalka Ji é uma aventura!!

Não chega acordar TODOS os dias com os vendedores de fruta ambulante que passam à porta de manhã a gritar os seus pregões em Hindi, agora ainda levo com "filmes de acção"?

A minha rua by night, não ontem claro.

domingo, 2 de novembro de 2008

Qutb Minar


The most important “sight” in the Qutb complex is the Qutb Minar. In fact I was expecting something not so special, but once there I was quite amazed. It’s taller than I thought and it has this special vibe that you just feel in the place (not visible in the pics). 

Anyway, hope you like it, cause i did! :p









Complexo de Qutb

Hoje fui visitar a minha última grande atracção turística de Delhi, isto é, só me faltava ver o Qutb Minar para terminar a típica "tour" de Delhi.

Ora bem, este complexo é um conjunto de ruínas, situado no parque arqueológico de Mehrauli, faz lembrar o tempo em que Delhi era dominada por Sultões Muçulmanos, daí os minaretes e as mesquitas...











sábado, 1 de novembro de 2008

Gurgaon


Na viagem de Delhi para Neemrama passámos por Gurgaon, um dos "distritos" em maior crescimento de Delhi. Ali podemos encontrar escritórios de grandes empresas multinacionais e muitos outros edifícios em construção. 
É uma zona mais moderna, mas na mesma, conseguimos perceber que estamos na Índia, basta olhar para as barracas do outro lado da estrada dos complexos empresariais.

--//--

On the way to Meemrama we crossed Gurgaon, which is one of the most “busy” places in Delhi. There you have plenty of office building's under construction and we can see the modern face of India. In fact, in Gurgaon we can find the biggest Shopping Mall in Asia (they say)…





Neemrama


Hoje fui almoçar a um hotel no Rajastão.

Chama-se Neemrama Fort e é bastante engraçado. É um forte que foi recuperado e transformado num hotel. Uma ideia que também temos em Portugal.

Ao chegarmos fomos avisados pelo porteiro que o forte e o hotel estavam fechados porque tinham sido alugados para um casamento.... Ora, tínhamos acabado de fazer mais de uma hora e meia de carro para nada... não estava a começar muito bem... Pedimos para falar com o recepção, e lá fomos nós. Na recepção voltaram a dizer que não podiam fazer nada porque o cliente tinha reservado o hotel todo para ter privacidade por isso não poderíamos almoçar ali. Pedimos para falar com o responsável do hotel, e aí o B. sacou o trunfo da manga... disse que era amigo do dono da cadeia de hotéis que gere o forte, e que ele lhe tinha recomendado este restaurante, e nós tínhamos vindo de Delhi de propósito para almoçar ali e agora não nos deixavam. Claro que acabámos por almoçar lá...

Viva a Índia!


--//--


Today I went with a friend for a lunch in a restaurant in the Nemrama Fort. 
It was difficult to get in (long story) but after some persistence we did it (Thanks B.)!! 

It is a nice place, very Rajasthan Style, but there's not much to see in the fort itself, anyway, a very nice afternoon. 

Enjoy the pics!